Diário Técnico de Navegação

 

08/5/2006

A viagem de Ilha Grande ao Rio de Janeiro é um pouco demorada e deve ser evitada com vento leste forte.

Planejamos a viagem para sair no fim da tarde de Ilha Grande e para chegar ao amanhecer no Rio. Isso foi muito bom, porque fizemos com luz do dia a saída e chegada. Sempre que chegar em algum lugar desconhecido, procure fazê-lo de dia. No meio do caminho vi que estávamos adiantados e diminui a velocidade. Vimos muitos barcos de pesca chegando próximo ao Rio e fomos desviando deles. Deve-se tomar o cuidado de fazer a navegação bem feita pois temos a restinga da Marambaia no meio do caminho, que nos engana com relação à distância da costa e vários morros que nos parecem o Pão-de-Açúcar à noite no mar, enganando-nos na hora de fazer a aterragem. Cuidado especial com as Ilhas Tijucas.

A chegada no Rio a noite é deslumbrante se for feita numa noite limpa. A primeira vez que se chega por mar é muito emocionante.

Pode-se ficar no Iate Clube do Rio de Janeiro se algum sócio convidá-lo ou no Clube Naval Charitas, em Niterói. A Marina da Glória é outra opção, mas escutei falar que estão cobrando (2006) um absurdo para poder parar lá.

 

Nossa rota em vermelho.